domingo, maio 28, 2006

A LIBERDADE!!!


“LIBERDADE SIGNIFICA RESPONSABILIDADE. É POR ISSO QUE
TANTA GENTE TEM MEDO DELA”.

(George Bernard Shaw)

Geralmente já poucos pensam nesta palavra. Os tempos são outros… não existem condicionalismos sociais que proporcionem e engrandeçam o significado da palavra… a vida é relativamente fácil, dizem os antigos comparando os tempos… são muitas as novas formas de pensar e opinar… a palavra liberdade aquietou-se e dela recordamos, entre outras, algumas conjecturas sociais recentes, como o 25 de Abril e os tempos da ditadura.

Hoje, entender a liberdade representa uma audaciosa capacidade de perceber o outro. É com o outro que construo a sociedade e descubro quem sou. Só com o outro eu posso entender a liberdade. Sozinho, não comunico, não partilho, não me relaciono, nada sou.

A liberdade é uma palavra activa, capaz de significar muitas coisas (de consciência… individual… poética… de expressão…) e uma só… Significa a aptidão em fazer algo (agir) sem impedimento. No entanto, esta capacidade só poderá ser, de facto, praticável se no fundo eu tiver a habilidade de olhar para o outro. Este dilema adquire novo significado. Chamamos-lhe responsabilidade (capacidade de responder por si… de dar uma resposta…).

Então ser livre, ter liberdade está, também, relacionado com responsabilidade? Sim, pois só agindo de modo livre (sem impedimentos) e responsável (de maneira consciente) é que eu cresço e ajudo os outros a crescerem como seres humanos. A minha liberdade enquanto ser humano é um direito que faz parte da minha dignidade, de mim. Ninguém me vendeu a liberdade… ela nasce e vive comigo. Por isso digo que a minha liberdade acaba quando começa a do outro… não que o outro seja impedimento da minha liberdade, senão que eu tenho que respeitar, também, essa sua dignidade que é igual à minha.

Compreender a liberdade resulta então numa tarefa existencial, em que cada acto e cada palavra transformam o HOMEM.
Sim! Não tenhas medo dela…

Vamos criar laços…
Vemo-nos por aí. Um abraço!!!

Carlos Reis

Sem comentários: