domingo, maio 28, 2006

O ALQUIMISTA...


“FOI O TEMPO QUE DEDICASTE À TUA ROSA QUE FEZ TUA ROSA TÃO IMPORTANTE".

(Saint-Exupéry, em O Principezinho)

O Homem, esse grande sonhador, criou no seu imaginário e viveu, a figura do alquimista. Este era, há muito tempo atrás, na Idade Média, aquele que procurava entender os segredos da Alquimia - a procura da panaceia (planta imaginária que tinha a virtude de curar todas as doenças) e da pedra filosofal (substância capaz de transformar qualquer espécie de metal em ouro).
Passados tantos anos… o sonho continua. O Homem continua a procurar a saúde, o poder e a riqueza eternas. Continuamos a tentar encontrar a forma de nos perpetuarmos, no tempo e no espaço, da melhor maneira possível. Somos assim, alquimistas… da natureza e do coração. Da natureza, porque tentamos transformá-la até que ela nos dê tudo o que necessitamos… , às vezes sem pensarmos nas consequências. Do coração, porque desesperadamente tentamos encontrar a felicidade e o Amor. E as trocas e baldrocas que damos para o conseguir conquistar… para o darmos… para nos darmos e sermos amados! No fundo somos seres à procura da perfeição e só nos completamos quando encontramos alguém que nos preencha totalmente. Por falar nisto, lembro-me de um conto que li, que tinha a ver com a queda de um anjo, o qual queria muito ver como era a realidade da terra. Como consequência perdeu uma asa para realizar o seu sonho… só que a realidade era muito diferente da que até então imaginara… e sonhava de novo voar e voltar para o céu. Este desejo só foi conseguido quando encontrou outro anjo que como ele, também, tinha só uma asa. Abraçaram-se e como se completaram conseguiram voar, de novo.
Encontrar assim alguém que nos complete e nos faça voar é o destino de qualquer homem e mulher. Só assim nos podemos transformar, com o amor, a vida e o que nos rodeia. Como alquimistas podemos transformar a realidade com o tempo lhe dedicamos. Pode ser uma rosa, um homem, uma mulher, um projecto… Podemos voar em sonhos… ou na realidade presente. Podemos transformar as mais pequenas coisas em preciosidades, basta querer.

Vamos criar laços…
Vemo-nos por aí. Um abraço!!!

Carlos Reis

Sem comentários: