domingo, maio 28, 2006

O 3º PERÍODO…!




“A MAIOR RECOMPENSA DO NOSSO TRABALHO NÃO É O QUE NOS PAGAM POR ELE, MAS AQUILO EM QUE ELE NOS TRANSFORMA.”


(John Ruskin)

Já muitos lutam, mais uma vez, pela pole position. São os chamados mínimos olímpicos que muitos precisam para passar de ano… e com eles a necessidade imperiosa de justificar mais um ano das suas vidas… a estudar… a trabalhar, sim que o estudo, também, é trabalho, meus amigos.
Recordo com alegria os 3ºs períodos, no meu tempo de estudante. Eles vinham sempre acompanhados da Primavera, da alegria, do sol, da mudança que a natureza operava, na mente e no coração. Eram tempos difíceis, mas que traziam uma alegria e uma calma sem comparação. Lembro uma aposta que os nossos professores nos fizeram, a qual consistia em irmos de férias para o Algarve durante uma semana se nenhum da turma tivesse negativas… conseguimos… foi espectacular.
Ainda hoje utilizamos incentivos. Os pais prometem aos filhos muitas coisas para eles passarem de ano. Pergunto se é necessário fazermos este jogo… Por acaso, também, prometem aos pais coisas para fazerem as suas obrigações?
O estudo deverá ser visto como um meio necessário ao crescimento de cada um. É o trabalho que nos dão enquanto “não podemos trabalhar”. E este tempo deve ser aproveitado ao máximo… pois se agora nos dão tantas coisas… um dia teremos que retribuir. É o tempo em que nos podemos transformar, para um dia, também, inovar a sociedade.
Por isso, a maior recompensa que podemos tirar do nosso trabalho, enquanto estudantes ou operários, não é o que outros nos dão, mas o que eu dou.

Vamos criar laços…
Vemo-nos por aí. Um abraço!!!
Carlos Reis

Sem comentários: